segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Comentário do Evangelho do dia (13/12) feito por Santa Gertrudes de Helfta



(1256-1301), monja beneditina
Exercícios, n°8 Sexta; SC 127

«É por Ele que vós estais em Cristo Jesus, que Se tornou para nós sabedoria que vem de Deus, justiça, santificação e redenção» (1Cor 1,30)

Ó Sabedoria admirável de Deus, quão poderosa, quão brilhante é a tua voz! Chamas a Ti sem excepção todos os que Te desejam; fazes dos humildes a tua morada; confortas os que Te confortam (Pr 8,17); julgas a causa do pobre; com bondade, de todos tens piedade. «Não detestas nada do que fizeste»; «desvias os olhos dos pecados dos homens» e misericordiosamente esperas que venham penitenciar-se (Sab 11,23-24). […] Tu que renovas todas as coisas, com a tua graça renova-me e santifica-me em Ti, para que possas estabelecer-Te na minha alma […]. Faz que, desde a manhã, eu vele por Ti, para Te encontrar em verdade (Is 26,9; Sab 6,12-14); manifesta-Te pois diante de mim, para que em verdade eu Te deseje com ardor.

Com que prudência ages em teus desígnios! Com que providência dispões de tudo, quando, para salvar o homem, inspiraste ao Rei de glória (Sl 23,8; 1Cor 2,8) […] o pensamento da paz, o cumprimento da caridade: escondendo a sua majestade, impuseste sobre os seus ombros o momento favorável do amor para que, subindo ao madeiro, Ele carregasse com os nossos pecados (1Ped 2,24). Oh, sim, Sabedoria brilhante de Deus, a malícia do diabo não pode travar nenhuma das tuas obras magníficas […]; a amplidão do mal que fizemos não conseguiu prevalecer contra a multidão das tuas misericórdias, contra a imensidão do teu amor, contra a plenitude da tua bondade. Mais ainda, o teu zelo soberano ultrapassou todos os obstáculos, tudo governando com bondade, chegando «com vigor de uma extremidade à outra» do mundo (Sab 8,1). 
 
 
Créditos: Evangelho Quotidiano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...